top of page

Compostagem

Já sabem que tentamos fazer a diferença no que toca à 👣 da Arcaico neste 🌍.


Assim, quando chegou à altura de pensar o que faríamos com a matéria orgânica que sobra das nossas produções, foi bastante óbvia a solução: compostagem.


Já praticávamos compostagem em casa e até já vos questionámos há uns meses sobre se também faziam, ou se sabiam em que é que consistia.


♻️ A compostagem é um processo de reciclagem do lixo orgânico, em que esta matéria é transformada em adubo natural - o composto - e pode ser utilizado para fertilização de plantas, hortas e jardins.


A prática da compostagem permite que o lixo orgânico depositado nos aterros diminua e, por consequente, o gás metano que é produzido pelo mesmo (e que representa uma parte muito significativa dos gases de efeito de estufa), também. 💨


Este processo é mais óbvio para pessoas com terrenos adjacentes (que vivam em vivendas ou moradias 🏡 ) - como nós - e que tenham hortas, pois podem utilizar diretamente o resultado desta transformação para fertilizá-las (que, por sinal, é uma óptima forma de manter o solo rico e sem necessidade de adição de químicos). 🥦🍅🍋


No entanto, quem vive em apartamentos também pode praticar compostagem através da aquisição de um compostor urbano. O compostor permite acumular o lixo orgânico de forma inodora (que se revelou uma preocupação na nossa sondagem) e o resultado pode ser usado para fertilizar as plantas lá de casa. O excesso deverá ser entregue à entidade responsável consoante cada Câmara Municipal, que deverá fazer a recolha destes resíduos. Aqui é onde parece residir a maior dificuldade dos nossos seguidores, pois sabemos que existem muitas Câmaras que ainda não dispõem deste serviço, o que dificulta a vida aos moradores que querem, de facto, contribuir.


🏠 Primeiro que tudo, consultem a vossa Câmara de residência para perceber se têm algum tipo de serviço de recolha e até apoio (pois há câmaras que fornecem de forma gratuita o compostor).


🧐 Investiguem mais sobre o assunto e enfrentem os preconceitos que têm sobre este tema, que na maioria são mitos!


Percebam a importância que faz para o nosso ambiente e os benefícios que vos traz 🌱🙌🏼



6 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page